A História da Micropigmentação


O conceito de “origem independente” se adequou a tatuagem, pois ela foi inventada várias vezes, em diferentes momentos e partes da Terra, em todos os continentes, com maior ou menor variação de propósitos, técnicas e resultados. Para entender o conceito de multinascimento, alguns críticos supõem que a tatuagem estava na bagagem das grandes migrações dos grupos humanos e por isso passou de um povo para outro.


O homem, então, partindo da idéia de que marcas na pele seriam sinônimas de diferenciação e status, passou a marcar-se voluntariamente, fazendo ele mesmo seus ferimentos pelo corpo, que com o passar do tempo deu espaço para a criação de desenhos utilizando-se de tintas vegetais e espinhos para introduzi-las à pele.
No Japão feudal as tatuagens eram usadas como forma de punição, tornando-se sinônimo de criminalidade. Para o japonês, muito preocupado com sua posição na sociedade, ser tatuado era pior do que a morte. Com o florescimento da tatuagem especialmente no Japão durante o século XVIII, convertendo-se numa verdadeira arte, uma extensão da moda corporal para homens e mulheres.
Com o desenvolvimento da tatuagem na Ásia, cresceu consideravelmente o número de mulheres que implantavam pigmentos nas linhas dos olhos e sobrancelhas, germinava aí a micropigmentação, o que comumente se conhece como Maquiagem Definitiva. Os orientais usavam a maquiagem nos olhos para aumentá-los e dar mais expressividade ao olhar.


A tatuagem foi introduzida no Ocidente no século XVIII, com as explorações que colocaram os europeus em contato com as culturas do Pacífico. Nessa época não existiam tatuadores profissionais, mas alguns amadores já estariam a bordo dos navios e em grandes portos. Na segunda metade do século XIX, as tatuagens viraram moda entre a realeza européia. No final do século XIX, a febre da tatuagem espalhou-se na Inglaterra como em nenhum outro país da Europa. Graças a prática dos marinheiros ingleses em tatuarem-se. Vários segmentos da sociedade inglesa se tornaram adeptos da arte.

A maquiagem definitiva foi introduzida na Europa nos anos 80, diretamente do Oriente, mediante a técnica milenar da cana de bambu, resultando num trabalho artesanal doloroso e de difícil execução. A modernização tecnológica simplificou sua aplicação, fazendo a prática florescer significativamente em toda Europa, especialmente na França, Alemanha e Itália.

Nos anos 90 o mercado de Maquiagem Definitiva se profissionalizou e se especializou, principalmente nos Estados Unidos, convertendo-se numa aplicação médico - estética de considerável evolução, inclusive mudando sua nomenclatura para MICROPIGMENTAÇÃO DÉRMICA. 


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...