Mitos e verdades sobre a calvície


Calvície é doença? É genético? Dormir de cabelo molhado provoca queda capilar? E usar secador? O cirurgião plástico Miguel Sorrentino, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, responde a algumas dúvidas básicas sobre a queda de cabelo, já que, segundo a Organização Mundial de Saúde, metade da população masculina do planeta terá algum grau de calvície até os 50 anos.



1. Calvície não é doença. Ser calvo depende de fatores essencialmente genéticos e não patológicos. Existem algumas alterações hormonais e nutricionais que também interferem. Entre os mais comuns, estão hipotireoidismo, hipoproteinemia (diminuição da concentração de proteínas no sangue/ corpo) e hipovitaminoses (diminuição de determinadas vitaminas no corpo). Mas apenas os fatores hormonais ou nutricionais geralmente não são capazes de tornar uma pessoa calva.

2. Doenças no couro cabeludo. Por outro lado, existem doenças dermatológicas que podem ocorrer no couro cabeludo, efeitos colaterais ao uso de determinados medicamentos e alterações patológicas e autoimunes que, aí sim, fazem parte de doenças.

3. Queda de fios. Existe uma média de queda diária de 70 a 100 fios. Mais do que isso, é sinal de alguma disfunção.

4. Mitos. Dormir com cabelos molhados ou deixar de lavá-los, assim como usar chapéu com frequência não tem influência sobre a queda. Não existem evidências e nem exemplos documentados de que uma pessoa que não tem herança genética para a calvície pode ser calvo devido ao excesso de umidade ou oleosidade no couro cabeludo.

5. Cabelos molhados. Dormir com cabelos molhados não deixa ninguém calvo, mas pode acelerar o processo de queda dos fios e fazer mal aos cabelos e à saúde do couro cabeludo.

6. Cirurgia. Após cirurgias, principalmente as de grande porte, pode haver maior queda de cabelo devido ao estresse cirúrgico, à deficiência nutricional e às alterações hormonais.

7. Estresse. O estresse pode provocar queda devido à alteração hormonal causada por ele.

8. Substâncias nocivas. Existem diversas substâncias que são nocivas ao corpo humano e aos fios de cabelo e couro cabeludo. Dentro de algumas fórmulas de tonalizantes, tintas e xampus, existem determinados componentes que podem danificar o couro cabeludo e os fios, provocando queda temporária e, por vezes, definitiva.

9. Manipulação. Toda e qualquer manipulação inadequada, incluindo os alisamentos, "chapinhas", escovas, etc, podem também danificar a estrutura capilar e o couro cabeludo, causando rarefação localizada.


Fonte: O GLOBO - RJ

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...