Biossegurança na Micropigmentação

A biossegurança em estética consiste em ações de prevenção a doenças no ambiente de trabalho. Sabemos que quando se trata da relação de contato profissional-cliente os riscos de serem transmitidas doenças que vão desde um simples resfriado até uma micose, hepatite e Aids existem. 
Em razão da crescente demanda do segmento de beleza, a vigilância sanitária mobiliza-se a fim de verificar e garantir a qualidade e segurança do serviço prestado. 
Para quem entende que Beleza está ligada diretamente com o bem-estar e este com a saúde, inserir tais atitudes no ambiente de trabalho é contribuir também pela credibilidade na atuação da esteticista ou do profissional de beleza. 
A fundamental assepsia e antissepsia das mãos, a lavagem com sabonete líquido antes e depois de cada procedimento, antes de colocar luvas e após retirá-las e, o uso de anti-sépticos que destroem as bactérias e, que inclusive várias empresas de cosméticos na área de estética possuem, com ativos hidratantes que higienizam e não deixam as mãos ressecadas. 
A apresentação do profissional também é super importante, não somente por questão visual, mas pela higiene, unhas compridas acumulam sujidades, cabelos soltos são fonte de transmissão, sapatos abertos não protegem o profissional e o uso do avental é justamente para que haja uma separação, entre o ambiente externo e do trabalho, preservando a integridade higiênica do contato profissional-cliente. 
A limpeza do ambiente é essencial, um ambiente limpo, aromatizado e obrigatoriamente arejado, com toda estrutura organizacional, lixeiras de pedal, pra que não se tenha contato com o lixo, mantendo os materiais pérfuro-cortantes como a agulha de micropigmentação, acupuntura ou tatuagem, separados do lixo comum descartados na DESCARPACK, evitando até mesmo por em risco a saúde daquele que realiza a coleta, além do uso de lençol, espátula e materiais de apoio descartáveis, e os que não forem realizar a limpeza correta, desinfecção primeiramente com água e sabão, depois adequando de acordo com o material, a esterilização com soluções como álcool a 70% ou auto-clave. 
O pigmento utilizado deve ser disponibilizado em batoque descartável, e todo material usado contaminado deve ser despejado em local específico, ou seja, um empresa coletora. Caso sua cidade não tenha, basta levar até um posto de saúde ou farmácia mais próxima.
O uso imprescindível dos chamados EPI's (Equipamentos de proteção individual), que são as máscaras que protegem da inalação de aerossóis, protetores oculares, aventais e toucas que protegem de respingos, e as luvas que devem ser sempre usadas em procedimentos que entrem em contato com secreções, devendo ser descartadas após o uso. 
Devemos nos atentar também aos cosméticos que utilizamos nos procedimentos, prestando atenção nas datas de validade e armazenando-os em local seco, limpo e arejado. Tudo isso está incluso no que você esteticista pode e deve oferecer ao seu cliente! Os custos não existem, quando se leva em conta, o diferencial em ter beleza com segurança, os clientes sentem a diferença, pagam por ela e só tendem a crescer no seu estabelecimento, você obtém além dos resultados em seus tratamentos sem comprometimento, a certeza de que é uma profissional, uma verdadeira "cuidadora" da beleza, do bem-estar e do principal: Saúde! 
Promova isso, contagie o mercado com o que há de melhor!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...