Dúvidas frequentes

Maquiagem Definitiva e Micropigmentação são a mesma coisa?
Não. A Micropigmentação também é conhecida como Maquiagem Definitiva, porém a técnica foi aprimorada e com novos pigmentos, temos um resultado mais natural. Na Maquiagem Definitiva, o resultado é bem parecido com uma tatuagem e depois de alguns anos fica com uma coloração esverdeada ou azulada. Na Micropigmentação, além de usar pigmentos especiais que não alteram a cor, trabalhamos com técnicas bem naturais como fio a fio. A penetração, bem como o ângulo da agulha, influencia no resultado final do trabalho de Micropigmentação.

A Técnica de Micropigmentação pode ser usada por qualquer pessoa? Há alguma contra-indicação?
Sim, quase todas as mulheres e homens podem se submeter a técnica, sendo contra-indicado para os portadores de diabetes, hemofilia, câncer de pele, herpes labial, alergias tópicas, urticária física (dermografismo), portadores de marca-passo, grávidas e para quem tem propensão a desenvolver quelóides (neste caso fazer teste).

Quanto tempo leva para realizar o procedimento?
Depende da técnica, mas geralmente de 1 a 2 horas.

Quanto tempo dura uma Micropigmentação? Pode variar de pele para pele?
Uma Micropigmentação pode durar cerca de 2 anos, depende da pele e dos cuidados que a cliente tenha. Por isso, tem algumas recomendações pós procedimento, que devem ser seguidas a risca. Peles oleosas e que recebem tratamentos com ácidos, peles que ficam expostas ao sol, além da descamação natural da pele; podem perder mais rápido a pigmentação.


Os pêlos continuam nascendo normalmente onde foi realizada a Micropigmentação?
Sim,devendo ser feita a limpeza com pinça. Inclusive para quem tem pêlos brancos, o recomendável é tingir, já que a Micropigmentação deposita cor na pele e não no pêlo.

Como se trata de um procedimento com agulha, há algum risco de contrair alguma doença? Como se previnir?
Para evitar qualquer tipo de contaminação é necessário que o material utilizado seja 100% descartável. Antes do procedimento, o profissional deve abrir todo o material na frente do cliente e mostrar que se trata de material descartável.

Existe algum risco de dar errado, ou ficar falhado?
Não, o que pode acontecer é que durante o processo de cicatrização cria uma casquinha q não deve ser retirada, pois corre o risco de retirar pigmento e ficar falhado. Com a visita de manutenção em 30 dias, após o procedimento, o profissional fará os retoques, se necessário, para corrigir pequenas falhas q possam ocorrer.


Qual a qualificação ou como a cliente pode checar se um profissional está habilitado?
Existe hoje no mercado várias instituições e profissionais na área, mas nada como a prática para levar a perfeição de um profissional. Checar com clientes que já tenham se submetido ao procedimento é uma boa maneira de conhecer o trabalho deste profissional.

O processo de Micropigmentação é dolorido?
Não podemos dizer que é totalmente indolor. Mas, hoje em dia, já trabalhamos com anestésicos bastante potentes e seguros, que nos garantem tranqüilidade para trabalhar e alívio para os pacientes. Os anestésicos não são injetáveis.


Como é feito o delineado dos olhos? Posso fazer independente da minha idade?
O procedimento pode ser feito em cima ou embaixo dos olhos, de acordo com a necessidade da cliente, independente da sua idade. O resultado é um olhar mais expressivo.
Porém existe indicações, dependendo do formato dos olhos de cada cliente, se queremos aumentar ou não o tamanho dos olhos ou se queremos levantar o olhar.

Como pode ser feito a Micropigmentação em lábios, o que ela proporciona?
Com esse procedimento podemos proporcionar a cliente uma contorno mais definido, o que facilita a aplicação do batom, tornando o lábio mais jovem e sensual.
Pode-se também fazer a coloração completa dos lábios (preenchimento) dando um resultado mais volumoso.

Que tipos de manchas a Micropigmentação pode amenizar?
Na Micropigmentação existe a possibilidade de correção de alguns tipos de manchas ou cicatrizes, como as leucodermias (pintinhas brancas que aparecem do sol e depois de certa idade).
Elas podem ser pigmentadas com a cor mais próxima da pele da cliente.

Pode ser feito correção em aréolas, que resultado pode proporcionar?
Sim, em pigmentação de aréolas o procedimento pode ser feito melhorando o aspecto da cicatriz, redesenhando simetricamente.
No caso de pós reconstrução da mama, pode-se redesenhar o complexo aréolo mamilar, aproximando ao máximo da cor e desenho original.


É possível retirar um procedimento com a despigmentação? O que é camuflagem?
Então, se você fez um procedimento e não gostou do resultado final devido a cor ou desenho, é possível corrigir com o processo de despigmentação e camuflagem. Lembrando que é necessário fazer uma avaliação para ver quantas sessões serão necessárias. O procedimento consiste na retirada de parte do pigmento, além de ser muito doloroso e caro. Na despigmentação é utilizado o dermógrafo com agulha seca e um despigmentante, após ter retirado parte do pigmento e clareado a região é feito a camuflagem, que é o depósito de pigmento cor da pele caso necessite mudar o desenho.

Qual a importância da anamnese na Micropigmentação?
A Cliente responde uma Ficha de Anamnese (Estado de Saúde) que indicará a possibilidade de fazer a micropigmentação sem riscos a sua saúde. Existem sim, contraindicações e para isso é de extrema importância realizar a anamnese. Em seguida será feita uma avaliação, ocasião na qual a cliente exporá sua expectativa e a profissional realizará o desenho da micropigmentação para ser aprovado pela cliente.

Menor de 18 anos pode se submeter ao procedimento?
Na minha opinião como profissional não! Mas se houver muita necessidade, somente com autorização do responsável, por escrito.

Quais os cuidados pós-procedimento?
Não forçar a descamação;
Não usar sabonete, base, loção, óleo, pomada, creme hidratante ou qualquer outro produto untoso ou tóxico até total cicatrização;
Nos primeiros dias usar soro fisiológico e gaze para a limpeza, delicadamente;
Nas sobrancelhas usar pouca vaselina sólida e nos lábios pouca vaselina líquida nos primeiros dias, passar somente o necessário para o seu conforto. NÃO USAR NADA NOS OLHOS, somente soro fisiológico para a higienização;
Após a escamação a cor pode se tornar indefinida por alguns dias, não se preocupe; até 1 mês há mudanças;
Higienizar bem as mãos antes de limpar a área;
Evitar exposição ao sol, vapor, piscina e praia até total cicatrização.

Tenho pelos brancos na sobrancelha, posso tingir com tintura de cabelo?
Não é apropriado, já que existem pigmentos específico para a região das sobrancelhas e cílios. A vantagem dos pigmentos específicos é que não mancham a pele, tinge 100% dos fios, são testados dermatologicamente e as cores são naturais.


O que um profissional de micropigmentação faz? Qual seu campo de atuação?
O micropigmentador, profissional que faz a micropigmentação ou maquiagem definitiva, atua na área da imagem pessoal, corrigindo, complementando ou preenchendo os contornos de olhos, sobrancelhas e bocas, facilitando desta forma a vida super corrida das mulheres hoje em dia. Após fazer o curso básico, pode se fazer o curso avançado, neste caso , o iluminador 3D para olhos, micropuntura, sobrancelha fio a fio que necessita de uma destreza nas mãos e experiência no manuseio do dermógrafo entres outros procedimentos mais especializados.
O campo de atuação, para realmente os bons profissionais, é amplo por todo o Brasil. Para isso é preciso estudar, treinar e praticar muito, ter muita determinação para atingir a meta de ser um(a) profissional de destaque e reconhecido(a). Pode se atuar em clínicas de estéticas, spas, junto aos cirurgiões plásticos, clínicas de medicina estética, salões de beleza, montar seu próprio espaço de micropigmentação ou até mesmo ser um(a) profissional autônomo(a) prestando seus serviços. Atualmente muitas mulheres e até homens, por todo os Brasil, têm procurado a micropigmentação como forma de “ficar com sua maquiagem pronta e não perder tempo em frente ao espelho”, além é claro de corrigir falhar e elevar a auto estima!

Invista em você! Faça um curso particular com Paula Barros.















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...